LIVROS INFANTIS

"Existem pessoas que mantêm o deserto em seus corações e outras que cultivam jardins"

                                                                                                  Veruschka Guerra

 

"O Sonho de Karim" 

Livro de imagem sem palavras

Autora: Veruschka Guerra

Editora : Paulus

Brasil, 2014

 

Indicado:

Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ilustração de Livro Infantil

Processo de Criação do livro

 

A história de Karim foi criada a partir de um sonho que tive a alguns anos... Em um deserto ,uma garota árabe veio em minha direção e me entregou um pote de sementes, tudo ao meu redor se transformou em uma cidade cheia de edifícios cinzentos e sem uma única planta.

De repente, do apartamento onde eu me encontrava começaram a brotar plantas para todos os lados, flores se derramando pela varanda e sementes flutuando no ar que as levou.

Acordei, escrevi o sonho e com ele começou a ideia de uma história sem palavras porque os sonhos dos nossos corações são cultivados no silêncio.

 

A garota árabe me localizou na paisagem ideal. Além da imagem do deserto dar a ênfase ao contraste, necessário a mensagem da história.

 

Como técnica escolhi a pintura em acrílico sobre papel por sua versatilidade.Foi feita uma vasta pesquisa sobre as construções árabes com seus ricos mosaicos e entalhes, mais especificamente no Marrocos com suas cores, vestimentas,estampas, etnias, mercados, alimentos, objetos, flora e fauna.

 

Criei uma cidade fictícia onde o deserto e o jardim conviveriam no mesmo lugar, pois não faltava água ao povo,mas sim a busca de um mundo melhor.

 

Continua...

BOOK TRAILER versão em português

BOOK TRAILER english version