Contos de Grimm

 

"Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também contos do lar, porque neles a gente pode apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite."

Jakob e Wilhelm Grimm, 1812

 

 

Os Contos de Grimm

Coleção Contos e Lendas

Autores: Jakob e Wilhelm Grimm

Tradução : Tatiana Belinky

Editora: Paulus

Brasil, 2014

 

Processo de Criação do livro

 

Quando recebi o livro “Contos de Grimm”, entrei num misto de alegria e nervosismo diante do presente recebido e da responsabilidade de ilustrar histórias tão conhecidas por todos.

Além disso foi um belo passeio dentro do universo lendário dos castelos com seus reis e rainhas, dos vestidos de princesas, das cabanas escondidas nas florestas, a flora encantada, onde um pequeno cogumelo se torna um chapéu de um duende...

 

A proposta visual da “Coleção Contos e Lendas” é vinculada ao país onde o livro foi criado, devido a isso, as ilustrações foram desenvolvidas, com base em pesquisas, dentro do contexto da Alemanha um pouco antes e durante a vida dos irmãos Jakob e Wilhelm Grimm.

A tradição marcante e romantismo do povo alemão.

A arquitetura, a fauna, a flora, o vestuário, os objetos e os símbolos do imaginário popular alemão que enriquecem e agregam um valor cultural as imagens.

 

Como técnica, utilizei a pintura em acrílico sobre papel que cria nas ilustrações efeitos de cor intensas e marcantes para enfatizar símbolos que se tornaram conhecidos mundialmente, como a capa da “Chapeuzinho Vermelho” ou as tranças de “Rapunzel".