Histórias de Fogo

 

"Há muito, muito tempo atrás, na antiga Rússia, vivia um Tsar e sua filha, a princesa Natália Tsarievna, mais o povo que amava seu soberano. Viviam felizes e nada lhes faltava.

E era justamente isso o que mais incomodava Baba Yagá, a bruxa que morava sozinha no miolo da floresta sombria: o brilho de tanta felicidade junta.

À noite, quando voltava para casa, montada em seu pilão voador, trincava os dentes ao perceber a luz que emanava das lareiras, filtrada pelo vidro das janelas..."                                                                 Flávia Savary                                                                

Histórias de Fogo

Editora: Paulus

Brasil, 2012

 

Ilustrações Selecionadas:

“Mostra Traçando Histórias"

60º Feira Internacional de Literatura de Porto Alegre.

1/1

Processo de Criação do livro

 

O livro "Histórias de Fogo" valeu cada minuto dedicado a ele.

São três contos de uma riqueza visual imensa e com aquele gosto das histórias antigas passadas de geração em geração.Devido a este tom de relíquia busquei ilustrações de livros históricos como base para me inspirar e criar o projeto.

Encontrei uma grande quantidade de ilustrações vazadas com uma borda branca ao redor pois o desenho se fechava internamente,sem precisar ir até o fim da página.Isto também acabou dando um aspecto de profundidade maior às imagens.

 

Como as histórias mesclam lendas e histórias reais locais de povos muito diferentes em suas expressões visuais ( russos, japoneses e índios apaches) e o ponto que as interliga é o fogo, as vinhetas da página de abertura do livro, sumário e páginas sobre a autora e ilustradora foram criadas com uma imagem que remete a ele.

Já as aberturas de cada conto se baseiam no povo sobre o qual ele fala.

 

Utilizei a tinta acrílica como técnica criando efeitos de volume principalmente na pintura das roupas e coroa da princesa russa, no sol e dragão do conto japonês e no cometa do conto apache como destaque a sua preciosidade.