ilustrações
Contos de Andersen
"...No ponto mais profundo está o palácio do rei do mar. As paredes são de coral, as altas janelas ogivais, de âmbar dourado e transparente; o telhado é feito de conchas que se abrem e fecham à passagem das correntes. É uma visão fascinante, porque em cada concha refulge uma pérola que bastaria, sozinha, para adornar magnificamente a coroa de uma rainha."
Hans Christian Andersen, 1805-1875
Os Contos de Andersen
Coleção Contos e Lendas
Autor : Hans Christian Andersen
Editora: Paulus
Brasil, 2015
Processo de Criação do livro
A beleza com que Andersen constrói suas histórias é realmente encantadora. Seu detalhismo e delicadeza me ajudaram imensamente a compor o visual do livro, que diferente dos outros da coleção abrange países diversos e imaginários.
Como a proposta visual da “Coleção Contos e Lendas” é vinculada ao país onde o livro foi criado, a base das ilustrações foi desenvolvida em pesquisas dentro do contexto da Dinamarca um pouco antes e durante a vida de Hans Christian Andersen.
Mas, como dito anteriormente, incluindo outros países onde alguns dos contos se passam.
A arquitetura, a fauna, a flora, o vestuário, os objetos e os símbolos do imaginário popular dinamarquês, também abrangendo as lendas dos povos nórdicos enriquecem e agregam um valor cultural as imagens. Um exemplo disso são as vinhetas de abertura e numeração de página que foram criadas para dar unidade ao visual da coleção a partir dos portões dos palácios dinamarqueses.
Com exceção dos contos:"O rouxinol e o imperador da China"e "A roupa nova do imperador "que foram desenvolvidos com base na China e França.
Como técnica, utilizei a pintura em acrílico sobre papel que cria nas ilustrações efeitos de cor intensas e marcantes mas quando diluída se assemelha a aquarela.