LIVROS INFANTIS 

"...Vida adentro, com olhos de descoberta, pairava tocando o mundo. Procurava o vermelho que se revelava em nuanças. Na manga rosa da casa grande, onde a sonoridade aguda dos bilros, na sala das rendas, cantava histórias; nos jeriquitistento, olho de pombo do mato que miúdos, a caminho da escola, enchiam seu coração de alegria.

Comeu o vermelho na melancia.

Dos urucuns tirou a tinta: virou ruge nas bochechas.

Pintou folhas de coaçú e as paredes desbotadas do engenho... "

Fabiana Guimarães, 2014

 

A menina da renda vermelha

Autora: Fabiana Guimarães

Editora: Paulus

Brasil, 2014

 

Processo de Criação do livro

 

Lembro-me de esperar ansiosa pelo prêmio, todas as manhãs de verão, que a mangueira da casa da minha avó dispunha ao alcance de minhas mãos; de catar na rua aquelas sementinhas lindas de jeriquiti, em minha cidade conhecida como olho de pombo, para fazer colares; lembro-me da água sempre fresca da quartinha; de brincar com barro fazendo panelas, xícaras e pratos; de procurar chitas com flores vermelhas para fazer os vestidos de minhas bonecas ou ser a boneca na festa de São João; lembro-me das rendas que sempre me recordaram a espuma do mar, do urucum...lápis de cor na mão de criança.

Por tudo isso este livro foi um presente vivo para mim.

 

As pesquisas foram baseadas nas minhas lembranças de infância e bem especificamente nas paisagens de Pucaba no Ceará. As rendas que enfeitam o livro são de rendeiras da região. Elas foram tingidas de vermelho e coladas sobre a pintura.

 

Como técnica escolhi a pintura em acrílico sobre papel por sua versatilidade.